Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como as séries de TV podem ajudar nos estudos?

Como as séries de TV podem ajudar nos estudos?

 

 

Os casos apresentados em séries de TV que envolvem o mundo jurídico, mesmo que na ficção, dificilmente deixam de se espelhar no que acontece nos tribunais em todo o mundo.

 

Dessa forma, para quem estuda Direito, é concurseiro ou apenas se interessa pelo tema, as séries que tratam desses assuntos entretêm e ensinam, uma vez que a similaridade com a realidade é grande.

 

Por isso, o blog Acontece LFG resolveu selecionar, pela segunda vez, cinco séries imperdíveis. Aliás, vale conhecer a primeira lista, neste link.

 

 

1) The Good Fight

 

Quem acompanhou a série The Good Wife vai lembrar da personagem sócia do escritório em que a protagonista Alicia Florrick (interpretada por Julianna Margulies) exercia sua função primorosa no Direito.

 

Na nova série, a ex-sócia do escritório principal, Diane Lockhart (personagem da atriz Christine Baranski) após abrir falência e se reerguer, comanda tudo em seu novo escritório. Se você não viu The Good Wife, não tem problema: pode começar a assistir a The Good Fight, pois a série derivada não requer o conhecimento da anterior e nem dos personagens criados para ela.

 

O mote central da nova série é o esquema financeiro e escandaloso que acabou por deteriorar a reputação de uma jovem advogada. Assim, Diane Lockhart usa sua especialidade para conseguir casos e resolvê-los. O curioso é que nesta nova série também se vê diante de casos atuais, envolvendo assédio contra mulheres, abusos e premissas do movimento feminista. Tem que reaprender - dentro da lei, como ajudar suas clientes com estes casos.

 

O que aprender enquanto se diverte: os conflitos e retratos de como os julgamentos são conduzidos, bem como toda a negociação da mudança de escritórios e sobre as tentativas de provas do envolvimento da jovem advogada nos escândalos apresentados. Como a série é produzida pela CBS, é fácil assisti-la via streaming do canal, bastando fazer uma assinatura gratuita.

 

 

2) Better Call Saul

 

A série Better Call Saul, assim como a citada acima, veio de um outro seriado. Afinal, quem assistiu a Breaking Bad, não se esquece do advogado Saul Goodman (interpretado por Bob Odenkirk). Na primeira série, sem ser o protagonista, o trambiqueiro é cúmplice do protagonista. Nesta nova empreitada, o advogado continua com seus truques para atrair casos de pessoas desesperadas por auxílio jurídico.

 

O que aprender enquanto se diverte: esta série mostra basicamente o que não se deve fazer no mundo jurídico. Nada de trapaças para se dar bem ou mesmo formas pouco convencionais para tratar provas criminais ou mesmo testemunhas. A série também pode auxiliar quem está no início de carreira, justamente com exemplos do que não deve ser feito por um profissional da área.

 

3) Boston Legal

 

Nesta série os problemas psicológicos e emocionais tomam conta da trama por meio de uma variedade enorme de temas entre o social e moral. Trata também da busca desenfreada por dinheiro na vida dos sócios do escritório glamuroso localizado em Boston.

 

O que aprender enquanto se diverte: é importante ter controle emocional e psicológico para ser um bom advogado. Afinal, de nada adianta perder a cabeça em processos mirabolantes que ainda envolvem questões morais e, muitas vezes, pessoais demais.

 

4) The People v. O.J. Simpson - American Crime Story


Um caso muito emblemático que chocou aos EUA e também ao mundo: o crime cometido por O.J. Simpson, famoso ex-jogador de futebol americano. Acusado de assassinar sua ex-esposa e um amigo na década de 1990, o jogador foi absolvido pelo júri (não se trata de spoiler, pois a história segue à risca aos fatos reais).

 

O que aprender enquanto se diverte: vale a pena assistir à série por sua construção e também por mostrar praticamente o julgamento - que fora um dos mais longos da história. Além disso, é ideal focar na estratégia dos advogados de defesa contra as argumentações bem feitas da promotoria, mas que não se sustentam ao longo do período. Para fechar com chave de ouro, acompanhar a reviravolta do caso, que foi de acusação de assassinato para crime de questão racial.

 

5) Damages

 

De um lado, uma sócia de um escritório renomado de advocacia (interpretada pela brilhante Glenn Close). Do outro, uma jovem advogada, recém-formada e em busca de colocação no mercado de trabalho (papel de Rose Byrne). No entanto, o dia da entrevista de emprego que poderia mudar sua vida, foi marcado justamente na mesma data do casamento de sua irmã. Assim, cheia de impetuosidade, a personagem de Glenn invade a cerimônia por não aceitar a recusa da jovem profissional. Em seguida, o desenrolar da série se dá com o desespero da personagem de Rose em ver o jogo virar e ter que participar de um drama perigoso em forma de caso jurídico.

 

O que aprender enquanto se diverte: concorrente de diversos prêmios Emmy, Damages mostra o lado sombrio dos julgamentos e de testemunhas compradas, bem como esquemas de corrupção e até que ponto o dinheiro vale tanto. É bom ficar atento às artimanhas dos personagens principais, tanto para se safar quanto para se enroscar em mais problemas.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: