Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como escolher a carreira pública de acordo com o seu perfil?

Como escolher a carreira pública de acordo com o seu perfil?

 

 

Escolher a carreira pública que mais se encaixa em seu perfil não é das tarefas mais fáceis. Afinal, a decisão pode balizar seu futuro e ligá-lo a um longo tempo de atividades profissionais que devem ser no mínimo prazerosas e afins àquilo que mais lhe agrada.

 

Para tanto, alguns pontos comumente analisados por especialistas em carreira e contratações podem ajudá-lo a formar novas e boas perspectivas relativas ao seu futuro profissional. Confira!

 

Conheça as áreas de atuação

 

Geralmente os concursos públicos estão divididos entre seis áreas de atuação: Jurídica, Fiscal, Policial, Bancária, Administrativa e Técnica. Saber como é o trabalho realizado em cada uma delas pode ser um bom ponto de partida para sua escolha.

 

Para a área Jurídica, por exemplo, a maioria dos concursos exige que o concurseiro tenha bacharelado no curso de Direito. No entanto, algumas possibilidades administrativas na área permitem que o pretendente tenha cursado apenas até o Ensino Médio.

 

A maioria das pessoas que busca uma vida pública na área jurídica presta concursos para os cargos de Procurador, Delegado, Advogado da União, Auditor, entre outros.

 

Na área Fiscal, estão todos os concursos em órgãos públicos que envolvam a fiscalização do Executivo. A remuneração é geralmente boa e a inscrição é permitida para os formandos de quase todos os cursos em nível superior.

 

Os concurseiros que pretendem atuar na área Fiscal, podem seguir a vida como Auditores, Analistas Fiscais entre muitas outras oportunidades e locais de trabalho.

 

A área Policial para um concurseiro pode trazer para sua carreira dinamismo e bons salários. Dificilmente quem procura a área policial se imagina sentado em uma repartição ou escritório, sem o dinamismo e desafios diários da profissão.

 

A carreira na área policial também permite que pessoas com apenas o Ensino Médio completo façam a prova para alguns cargos. Entre as carreiras para a área policial estão a na Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

 

Para quem deseja seguir carreira na área Bancária, é importante relevar que os fatores que mais chamam a atenção de concurseiros são os mesmos que fazem com que os certames tenham muitos concorrentes por vaga.

 

Geralmente, benefícios como bônus e horas semanais obrigatórias em menor quantidade do que em outros estabelecimentos são bastante atrativos para quem quer seguir carreira pública.

 

Outra vantagem que acirra a concorrência pela área bancária é a oportunidade de promoções e concursos internos, trazendo possibilidade de crescimento e promoções, além de uma construção de carreira sólida.

 

A carreira na área Administrativa, assim como nas áreas técnica e fiscal, permite uma infinidade de oportunidades. Por ser abrangente e contar com possibilidades para quem tem formação no Ensino Médio e Superior, a área Administrativa atinge, por exemplo, pessoas que desejam enfrentar os concursos do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Secretarias Estaduais, Municipais, entre outros estabelecimentos.

 

Para a área Técnica, concurseiros com e sem nível Superior são necessários. Diversos cargos e dezenas de órgãos necessitam desses profissionais, o que abre um leque enorme de oportunidades e preferências entre os concurseiros. Afinal, os cargos operacionais, em sua maioria, são ocupados dentro das áreas técnicas.

 

Municipal, Estadual ou Federal?

 

Primeiramente, antes de apostar em alguma das esferas de atuação, o pretendente a concurseiro precisa responder e avaliar o quanto gosta ou gostaria de se ver na carreira pública.

 

De nada adianta criar expectativas de aprovação, passar por horas e horas de estudo e disciplina e, ao conquistar sua vaga, querer desistir, ficar doente ou mesmo jogar tudo para o alto.

 

Assim, ter um objetivo formado sobre o que você deseja e te faz sentir bem é fundamental para o sucesso dessa empreitada concurseira.

 

O recomendado é analisar, por exemplo, o que você poderia fazer como profissional em uma entidade que não fosse pública.

 

Se as respostas também o satisfazem como profissional, avalie o quanto seu desejo de ingressar na área pública pode ser maior do que o outro. Liste todas as diferenças, como possibilidade de crescimento, ofertas de promoção, desafios, além de pontos negativos e positivos.

 

Se você respondeu que gostaria de apostar na carreira pública, siga para o próximo passo e pense: atuaria na esfera Municipal, Estadual ou Federal? São milhares de oportunidades e cargos nas três esferas.

 

Alguns, com grandes salários e benefícios, crescem os olhos de quem quer ter uma vida mais confortável.

Porém, para seguir na área pública, é preciso mais do que sonhos de conforto: é preciso fazer um estudo completo daquilo que se deseja, diante de salários, benefícios, programas especiais, formas de aposentadoria, local de trabalho, oferta de vagas e transferências, entre outros aspectos.

 

Lembre-se que muitas vezes, o concurso também pode fazer com que você precise mudar de cidade, de estado e ainda ficar distante de seus familiares e de seus locais preferidos. Tudo isso deve ser avaliado.

 

Trace um bom plano

 

Se você estiver obstinado a prestar um concurso, um dos pontos importantes para escolher a carreira certa de acordo com seu perfil é ter um bom plano traçado.

 

Conquistar um cargo público exige autocontrole, programação e pesquisa constante. Tudo porque um dos afazeres obrigatórios do concurseiro é seguir os editais de sua lista de referência.


Mesmo que o concurso de seus sonhos não esteja com vagas abertas e tampouco com certames programados, estudar os editais e provas anteriores pode ajudar na tomada de decisão sobre qual carreira escolher.

 

Além disso, ouvir conselhos pode trazer conforto e perseverança para o concurseiro novo e geralmente indeciso. Converse com quem está passando por situações similares ou mesmo com concursados experientes.

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: