Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como tirar férias dos estudos

Como tirar férias dos estudos

 

Estudar de acordo com seu cronograma ou mesmo acompanhar os editais de concursos ao longo do ano (ou mesmo a previsão para a realização desses) pode ser estafante. Claro que, ao longo do tempo de estudos, há meios seguros e salutares de aprender e absorver o conhecimento necessário. Entretanto, após longos períodos dedicados ao aprendizado, é preciso descansar a cabeça e o corpo, nem que seja para voltar renovado e continuar a se preparar para aquele concurso tão almejado.

 

Dar uma pausa e diminuir o estresse da proximidade das provas pode ser o caminho mais próximo para obter o sucesso. Assim, a questão não envolve perder o ritmo conquistado e toda a organização que você criou em seus planos de estudo: é aprender a aproveitar o tempo e tirar pequenas férias dessa rotina maçante.

 

Um dos modos mais legais de fazer isso é - como em sua organização de estudos - deixar um tempo livre para aprender de formas diferentes. As férias não precisam exatamente fazer com que todo seu conhecimento seja deixado de lado. Esse período deve e pode servir de inspiração e, inclusive, fazer com que você aprenda de formas divertidas. Confira!

 

Programe-se para diversos eventos

 

O foco está totalmente direcionado ao edital de determinado concurso. Dessa forma, vale conferir o que ele, historicamente, pode te oferecer em uma viagem. Quer saber como os primeiros julgamentos aconteciam? Vá direto à fonte: fazer uma viagem que reforce o conhecimento histórico sobre determinado assunto pode enriquecer o seu saber.

 

Faça um compilado de lugares que possam agregar momentos memoráveis. Aproveite e inclua em seu roteiro de férias passeios em museus, filmes no cinema, sessões de teatro, sessões de séries específicas e até shows. É notório que, ao se divertir e associar esses momentos somente a coisas boas e agradáveis, seu cérebro se renova para absorver, dentro da experiência, algo que complemente seus estudos sobre determinados assuntos.
Digamos que seus planos de férias não incluam uma viagem. A ideia, nesse caso, é conhecer os pontos turísticos e relevantes de sua própria cidade.

 

Reúna alguns amigos, familiares e desbrave o que a cidade oferece. Conhecer uma biblioteca ou mesmo o Mercado Municipal local trazem a história aos seus pés. Não duvide do que pode aprender somente ao andar no centro velho de grandes cidades, por exemplo. Basta pensar em conhecer o que fizeram as pessoas que nomeiam as ruas, bairros, praças e parques.

 

Tudo pode ser transformado em conhecimento positivo. Além disso, viajando ou não, tirar um tempo de suas férias para ler livros que não sejam elencados no edital do concurso, mas que tragam certa eloquência, desenvolvimento de raciocínio lógico e ultrapasse o entretenimento puro com mistérios ou relações em casos expostos, é também uma forma de complementar o conhecimento de forma prazerosa.

 

Afinal, quando você se interessa por um livro, tende a prestar mais atenção ao que é contado por ele. Logo, ao voltar aos estudos, sua capacidade de interpretação melhora e ainda ganha ares interpretativos diferentes.

 

Divida seu tempo

 

Da mesma forma que é inteligente organizar seu tempo de estudo, faça isso também com seu tempo de férias. Portanto, sem ficar paranoico com horários e afins, arrume aquele tempo precioso para se divertir e fazer coisas que não necessariamente envolvam os estudos.

 

Almoçar com amigos, ir para festas e comemorar feitos é infalível para jogar o estresse para bem longe e renovar as energias. Além disso, fazer algum tipo de esportes, rotina que, inclusive, pode ser mantida ao voltar aos estudos, também ajuda o corpo a relaxar e aumentar a adrenalina e concentração.

 

Manter o equilíbrio é fundamental. E esse equilíbrio refere-se quase que exclusivamente ao lado emocional. Não vale a pena estudar e cair em estágios de estafa profunda e acabar com seu rendimento de aprendizado. Da mesma forma, não é produtivo fazer longas pausas nos estudos. Mesmo nesse estado de férias, adquirir todo conhecimento possível é necessário.

 

Não se esqueça de seu objetivo principal

 

O foco, mesmo nas férias, é passar no concurso, não é mesmo? Logo, deixar de lado a disciplina conquistada pode colocar tudo a perder. O segredo aqui é não se martirizar: entenda e pondere suas necessidades. Descansar é preciso e estudar também. Aproveitar as oportunidades e não deixar a estafa tomar conta é essencial para a vida do concurseiro.

 

Portanto, seguir essas dicas para voltar gradativamente ao ritmo de estudos, pode auxiliá-lo a usar todo o conhecimento adquirido nas férias de maneira agradável. Construir uma rotina mais leve durante alguns dias mantém seu bem-estar físico e mental em ordem.

 

Nas férias de seus estudos, não se esqueça de manter a alimentação balanceada, ter horas de sono suficientes para descansar e não extrapolar em hipótese algum seu cronograma de estudos. Lembre-se: as férias e o ritmo menos acelerado são importantes no processo antecedente ao concurso.

 

Para voltar ao ritmo de estudos

 

Para os últimos dias de férias, o Acontece LFG recomenda que, gradativamente, seu cronograma oficial seja retomado. Para tanto, vale observar:

 

● Se você está cumprindo suas horas determinadas a dormir, comer, estudar, se divertir e mesmo os tempos de ócio;
● Se há um balanceamento entre seus estudos e horas de lazer;
● Se você realmente pode tirar um período de férias - ainda que seja altamente benéfico para sua saúde e para seus estudos futuros;
● O quanto vai precisar revisar das matérias para garantir boas notas no concurso;
● O quanto conseguiu aprender com atividades extras (cinema, teatro, museus, bibliotecas, etc.);
● Se fez corretamente os fichamentos das informações adquiridas em viagens e no novo conhecimento;
● E principalmente se conseguiu descansar e preparar sua mente para enfrentar os desafios do concurso.

 

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: