Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Concurso público: por que é necessário estudar antes do edital

Concurso público: por que é necessário estudar antes do edital

 

No início de cada ano, as empresas organizadoras dos principais concursos públicos divulgam as intenções de certames que pretendem ser abertos para o período. Assim, se você almeja conquistar o concurso de seus sonhos, é aconselhado a não esperar pela divulgação do edital. Tudo porque, quando divulgado, geralmente o tempo para estudar entre o anúncio e sua liberação é curto diante de tanto material a ser absorvido.

 

Por isso, que tal construir um planejamento para estudar antes mesmo do edital ser divulgado? O blog Acontece LFG separou algumas dicas sobre os principais caminhos a serem tomados e como eles podem ajudar você a conquistar o concurso de seus sonhos. Confira.

 

Comece pelo básico

 

Quase todos os concursos públicos têm em sua relação de matérias a serem estudadas as disciplinas básicas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e informática (e noções de tecnologia da informação). Além disso, para os concursos jurídicos, um bom plano de estudos entre Direito Administrativo, Direito Constitucional, Tributário e Civil dá o tom dos principais temas.

 

Ótima forma de direcionar este conteúdo de forma eficaz é pegar os editais anteriores e separar as abordagens solicitadas em cada uma das disciplinas aplicadas. Ao refazer os exercícios, você treina seu cérebro e memoriza de forma eficiente o conhecimento adquirido, além de realmente aprender o conteúdo, de forma prática.

 

É claro que os exercícios e afazeres do próximo certame não serão exatamente iguais. Mas as disciplinas costumam seguir temas similares e situações de entendimento e escrita correlatas.

 

Disciplinas principais de cada certame

 

Os concursos públicos estão espalhados por todo o país para suprir necessidades em áreas municipais, estaduais e federais. Além disso, estão separados por pré-requisitos descritos ainda no passo anterior à candidatura, como, por exemplo, exigência de comprovação de ensino superior ou ensino médio, conforme o cargo pretendido.

 

Os concursos que exigem apenas a formação do aluno no ensino médio (geralmente para nível técnico) para a área jurídica, por exemplo, costumam ter entre suas disciplinas:

 

● Língua Portuguesa;
● Matemática;
● Raciocínio Lógico;
● Noções de Direito Constitucional;
● Noções de Direito Administrativo;
● Noções de Direito Penal;
● Noções de Direito Processual Penal;
● Noções de Direito Civil e Processual Civil;
● Noções de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho.

 

Além dessas matérias obrigatórias, é possível que a prova contenha ainda assuntos como sustentabilidade e, dependendo da área, matemática financeira, noções administrativas e informática. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) também pode ser incluído.

 

Já os certames que exigem curso superior para continuidade e ingresso nos setores públicos, normalmente compreendem:

 

● Língua Portuguesa;
● Raciocínio Lógico;
● Direito Constitucional;
● Direito Administrativo;
● Direito Tributário;
● Matemática Financeira;
● Contabilidade;
● Estatística;
● Economia;
● Inglês/Espanhol.


Em alguns casos, como concursos para Polícia Civil e Federal, são exigidos que o candidato saiba informações específicas de regulamentos particulares a cada localidade do certame.


Como fazer um cronograma de estudos

 

Um cronograma de estudos bem organizado pode adiantar e muito sua vida de concurseiro. Exatamente pela alta demanda de assuntos, materiais e recursos para estudar, o aluno deve estar em dia com seu cronograma para que nada se perca nesse meio tempo. É comum, por exemplo, que ao se deparar com essa quantidade relevante e necessária, o concurseiro tenha vontade de desistir de seus anseios.


No entanto, mesmo sendo difícil, desanimar e largar a mão dos estudos não o fará um concurseiro de sucesso. Para isso, é preciso manter a ordem em dia, com os afazeres demarcados de forma eficaz e satisfatória para cada conteúdo. Assim, é fundamental que as horas sejam equilibradas de acordo com cada disciplina.


O concurso demandará mais tempo em Direito Processual Civil? Considere os temas mais importantes abordados nesta divisão nos certames anteriores e, desta forma, dedique mais tempo para a disciplina. Além disso, é extremamente eficiente dividir seu tempo entre as matérias para que nada fique perdido.


De nada adianta, por exemplo, passar uma semana inteira estudando civil e, depois de um tempo, ao estudar novos conteúdos sobre outros assuntos, ficar com aquilo esquecido. O ideal é estudar um pouco de cada disciplina por dia, principalmente em assuntos que sejam correlacionados.


Além disso, é importante também considerar o seu cansaço pessoal. Por isso, fique atento aos períodos de estafa mental e se dê de presente alguns momentos para relaxar e não pensar em nada relativo ao concurso. Equilibrar sua vida de estudante com o restante é essencial e comprovadamente por especialistas eficiente.


Quando o edital sofre alteração


Mesmo que alguns conceitos estudados a partir do viés de provas anteriores possam sofrer alterações, principalmente em referência às leis, decretos e emendas, o tempo estudado não será perdido. Tudo porque, de certa forma, é necessário conhecer o que já foi dito sobre determinado assunto para entender o que está mudando.

 

Por isso, não desanime: vá em frente e veja o que foi alterado. Separe tudo o que for relevante e confira quando estiver com o edital em mãos. Os concursos, de maneira geral, cobram o formato dessas leis até a data da publicação do edital. Assim, principalmente em referência aos mais concorridos, vale investir no material solicitado em provas anteriores. Afinal, nenhum conhecimento é em vão. Boa sorte!

 

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

 

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...