Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Confira dicas de estudo para a 2ª fase da OAB

Confira dicas de estudo para a 2ª fase da OAB

 

Planejar-se de forma adequada para estudar para a segunda fase do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é palavra de ordem. São poucos dias para quem passou pela primeira fase com bom rendimento e precisa se empenhar para aprofundar-se na área escolhida previamente em Direito Material e Processual

 

As quatro questões discursivas, com peso de 1,25 cada, exigem que o candidato discorra sobre os temas relacionados de forma precisa e concreta. Certamente, em sua área escolhida, seu conhecimento estará mais claro e dominado, simplesmente pelos estudos praticados durante a graduação, bem como pelo interesse. Mas deixar de lado o Direito Material, pode fazer com que seu desempenho não seja satisfatório.

 

Por isso, a Rede LFG preparou um pequeno guia, com dicas de estudo valiosas para a 2ª fase. Confira!

 

Prática que leva à perfeição

 

O treinamento prático para a realização da 2ª fase da prova da OAB é fundamental. São cinco horas de prova e, por isso, é bom que a ideia de não conseguir terminar dentro desse tempo, nem passe pela sua cabeça. Entretanto, como é possível garantir que isso não aconteça? Uma das sugestões da LFG é que você, ao menos uma vez por semana, faça uma das provas aplicadas em edições anteriores.

 

De igual importância, é imprescindível que este treinamento aconteça dentro das cinco horas estipuladas. Por mais que o domínio do conteúdo prático e teórico esteja em dia, a simulação colabora com a diminuição do estresse do dia do exame, além de garantir que pequenas observações essenciais sejam feitas.

 

Direcionamento do conteúdo a ser estudado

 

Grande parte de seu conteúdo a ser estudado deve ser referente à peça que irá ser apresentada. Afinal, somente a peça processual vale 50% da prova. E, não menos importante, esta peça será mostrada a uma banca examinadora. No entanto, como na 1ª fase, é essencial manter o espírito tranquilo e consciente daquilo que deseja.

 

Com cunho totalmente técnico, seus estudos devem ser direcionados às peças processuais. Desta forma, o roteiro de apresentação deste material junto à banca examinadora, terá que estar muito bem desenvolvido e arquitetado. Tudo para que a qualificação, definição, preliminares, fundamentação, valores, pedidos e processos, entre outros passos, estejam impecavelmente organizados.

 

Planejamento de estudos

 

Cada pessoa tem um período e formas de absorção de conteúdo diferentes. Por isso, a recomendação de que ao menos quatro horas diárias sejam reservadas ao estudo para a 2ª fase, pode ser o caminho certeiro para que seu desempenho na prova seja mais do que satisfatório, ou não.

 

Portanto, entender o quanto é necessário a você, é fundamental. Além disso, nem todo mundo tem esse tempo diário disponível. Considerar os fins de semana para revisão de conteúdo, realização de simulados de prova ou mesmo mais horas de estudo é a saída viável.

 

Para não se perder, vale estruturar todo o conteúdo por disciplinas e estudo da peça. De forma organizada, pouco pode sair de seu controle e as chances de surpresas desagradáveis durante o exame são praticamente nulas. Faça fichas, grave áudios, ouça podcasts e veja os vídeos no canal do YouTube da LFG. Ao seguir esses pequenos passos a prova fica um pouco mais familiar e as chances de sucesso são infinitamente melhores. Boa prova!

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você: