Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Fiz a 1ª Fase da OAB e agora?

Fiz a 1ª Fase da OAB e agora?

 

A primeira fase do Exame XXIX da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) passou e toda a adrenalina gerada pelas 80 questões da prova agora merece um pequeno descanso. No entanto, é hora de pensar e criar a melhor forma de estudar e preparar-se para a segunda fase do Exame da ordem. Afinal, na segunda fase, são quatro questões dissertativas e uma peça profissional, voltada à área do Direito escolhida previamente por você.

 

Diferentemente do que acontece na primeira fase, a segunda fase do Exame permite que materiais de consulta sejam utilizados. O Vade Mecum entra em ação e uma das ações primordiais é saber consultá-lo. De nada adianta, por exemplo, não ter familiaridade com o volume, pois o tempo é escasso para procurar o que precisa para produzir sua peça.

 

Uma das dicas fundamentais é marcar os itens referentes à sua peça diretamente no Vade Mecum, além de exercitar a consulta direta e precisa. Afinal, o tempo é inimigo de quem precisa de cada minuto para fazer consultas assertivas.

 

Tempo de prova

 

Manter o desespero e ansiedade bem longe é essencial para que sua prova na segunda fase da OAB seja tranquila. Desta forma, aproveitar as cinco horas disponíveis para responder às dissertativas e ainda preparar sua peça com excelência é mais do que necessário.

 

Afinal, se a peça não estiver concluída, sua aprovação fica impossível e a tão sonhada carteirinha da OAB não é conquistada. Uma alternativa viável é criar uma estrutura da peça que apresentará. Não precisa ser necessariamente um rascunho, pois o tempo hábil é curto. Mas estruturar todo o conteúdo da peça, com tópicos e ordem de apresentação, defesa e argumentação facilita tanto a organização quanto a explanação do conteúdo à banca.

 

Somente com prática se chega à perfeição

 

O ditado acima reflete bem o espírito condizente com o Exame da Ordem. Assim, neste meio tempo entre a primeira e a segunda fase, o importante é continuar a estudar. E que tal se focar na produção da estrutura de sua peça? Além disso, vale seguir os mesmos preceitos que usou para a primeira fase: dedicação de horas estipuladas para disciplinas específicas, produção de exercícios e estudo de peças anteriores que alcançaram boas notas diante da banca.

 

Faça um apanhado de informações importantes que possam ser cobradas na segunda fase do Exame. Manter-se concentrado e persistir no conhecimento adquirido pode fazer com que esta etapa seja cumprida da melhor forma. Outro ponto importante é reviver o que já foi estudado e procurar as melhores formas de relembrar o conteúdo.

 

Além disso, o ideal é buscar por conteúdos que o ajudem a passar por essa fase com mais tranquilidade. Por isso, a Rede LFG vai fazer um apanhado de dicas durante o período antecedente à prova e também vai acompanhá-lo nesta fase. Fique atento às nossas redes sociais e lembre-se: #VemTranquilo.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

 

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...