Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Não desanime - É normal não passar na OAB na primeira tentativa

LFG - Não desanime - É normal não passar na OAB na primeira tentativa

 

Conseguir a carteira da OAB é o primeiro sonho de muitos estudantes ou bacharéis em direito, já que ser aprovado no Exame de Ordem é requisito fundamental para que o profissional possa exercer a advocacia e prestar diversos concursos.

 

Ser reprovado em alguma das duas fases da OAB traz grandes frustrações ao bacharel. Se esse é o seu caso, saiba que um estudo divulgado recentemente pela FGV Projetos, organizadora do Exame de Ordem, apontou que 75% dos bacharéis em direito prestam até três provas da OAB antes de conseguir a aprovação.

 

A pesquisa mostra, ainda, que 64% dos aprovados fizeram algum curso específico de preparação para o exame, sendo que a maioria optou pelo modelo online.

 

 

DICAS PARA SUPERAÇÃO E APROVAÇÃO

 

Por mais triste que você esteja depois de uma reprovação, é preciso continuar a busca pelo seu sonho e dar o primeiro passo para retomar os estudos.

 


Entenda o que errou

 

Mais do que esquecer a reprovação, é preciso questionar-se e pensar de maneira clara sobre os aspectos que você deve melhorar, fazendo planos e se esforçando para não cometer os mesmos erros na próxima vez.

 


Aprenda com os erros

 

Depois de compreender bem a prova e fazer uma análise mais aprofundada, você poderá dar o segundo passo, buscando as matérias que precisa estudar para conseguir a aprovação no próximo Exame.

 

É fato que temos a oportunidade de aprender com os próprios erros. Por isso, mesmo com a reprovação, sua capacidade e as chances de conseguir melhores resultados aumentam para as próximas etapas.

 


Estipule metas

 

Ao se preparar para o próximo Exame da OAB, foque no resultado que deseja alcançar e passe a estudar por metas. Por exemplo, avalie quais foram as matérias em que você obteve baixo rendimento e tenha como objetivo dominar esse conteúdo.

 


Faça um curso preparatório

 

Professores da LFG, especialistas em cursos preparatórios para Exames da OAB, explicam que uma preparação extensa e consistente é o caminho indicado para que os candidatos ampliem suas chances de aprovação.

 

Isso porque, um dos maiores desafios é organizar os estudos, já que a primeira fase cobra conteúdos de 17 disciplinas. Dessa forma, professores experientes podem guiar seus estudos para aumentar as chances de aprovação.

 


Contato com outros estudantes

 

Não hesite em procurar outros candidatos e amigos que já passaram na prova para compartilhar dicas e experiências.

 

 

HISTÓRIA DE SUCESSO

 

A advogada Shirlleynalva Andrade é um ótimo exemplo de superação. Formada em uma universidade particular do Rio Grande do Norte, ela prestou o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil quatro vezes até ser aprovada. E o resultado positivo veio na última edição, realizada em junho.

 

Ela explica que uma das maiores dificuldades e fator decisivo para o sucesso foi conseguir encontrar a forma certa de estudar, que veio por meio da matrícula no curso preparatório online da LFG para OAB. “Às vezes a gente estuda muito, mas estuda errado, e encontrar a maneira certa de estudar foi um grande desafio para mim”.

 

Shirlleynalva revela que, depois da primeira reprovação, o mais importante foi conseguir controlar o fator psicológico para não deixar a autoestima ser abalada.

 

“O grande dilema é conseguir vencer você mesma, mentalmente falando. Quando você reprova a primeira ou a segunda vez, não é fácil seguir em frente. É muito difícil não olhar para trás. Mas segui o lema: ‘faça o seu melhor e deixe o resto com Deus”, diz.

 

A auto sabotagem e a procrastinação também foram pontos vencidos por Shirlleynalva. “Vencer a mim mesma foi difícil. Muitas vezes a gente não acha que é capaz de alcançar um objetivo e então acabamos nos auto sabotando”, conta.

 

Shirlleynalva explica, ainda, que outro grande desafio foi superar o cansaço. “Por trabalhar o dia todo e ter que estudar à noite, muitas vezes eu dormia ás 2h ou 3h da manhã e acordava muito cedo no outro dia para estar no trabalho às 8h”. Isso sem contar que tinha que estudar sábados, domingos e feriados, ou seja, abdiquei de tudo da minha vida para conseguir a aprovação”, conta.

 

Por fim, ela deixa uma mensagem aos estudantes que estão no período de preparação para prestar o Exame da OAB: “Não desistam. Eu sei que a caminhada não é fácil, mas no fim todo o esforço vai valer à pena. Então continue firme nos estudos e persevere que você vai conseguir”, finaliza Shirlleynalva.

 

 

SEGUINDO EM FRENTE

 

Nossa vida profissional e acadêmica é cheia de derrotas e decepções, portanto, precisamos aprender a conviver com elas olhando sempre pelo lado positivo.

 

Tome seu tempo para superar a reprovação, mas não demore muito pois a próxima edição do Exame da OAB já está marcada e, quanto antes você começar a se preparar, maiores serão suas chances de conquistar esse objetivo.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Cursos OAB 1ª e 2ª Fase

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

11 4839-0250

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...