Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Nove dicas para criar uma rotina de estudos

Nove dicas para criar uma rotina de estudos

Um bom planejamento de estudos é fundamental para a tão sonhada aprovação em um concurso público. De nada adianta o concurseiro estudar sem disciplina e organização.

Manter uma rotina diária favorece a produtividade e dá espaço para as outras atividades do seu dia. Além do que, também ajuda a ter uma visão geral de tudo que você está se propondo a fazer para chegar ao seu objetivo, que é conquistar um cargo público.


Dicas para ter uma rotina de estudos

 

Confira nove dicas que poderão ajudar a criar e, principalmente, manter uma rotina de estudos. Tenha em mente que, por mais que seja difícil desenvolver esses hábitos, eles são necessários para a sua aprovação.


1. Faça um mapeamento do seu dia


Como o seu dia está preenchido? Academia, trabalho, família, aulas de inglês etc. Monte uma tabela básica com essas atividades e descubra o horário disponível para se dedicar exclusivamente aos estudos.

 

Não importa se você só tem uma hora livre ou o dia inteiro. Ponha esse período no papel. Assim, fica mais fácil distribuir as matérias que deverá estudar todos os dias.


2. Separe o material de estudos


Tenha por perto tudo que você precisa para estudar. É uma maneira de não perder o foco ao levantar para procurar um livro, por exemplo. A partir do que está programado naquele dia, monte o seu arsenal e deixe-o à disposição.


3. Divida os temas de acordo com a sua disponibilidade


Todas as matérias do edital para o cargo que você pretende alcançar são importantes. Mas dê preferência para aquelas que você sabe menos. A tendência é optar sempre pelas disciplinas que domina, porém, não faça isso. Não gostar ou não saber o conteúdo não fará com que ele não caia na prova.

Prepare um cronograma usando o seu horário disponível, incluindo todos os assuntos que deverá estudar de forma que nenhum fique de fora. Não se esqueça das revisões e, claro, de responder muitas questões.


4. Organize o seu lugar de estudos


Não importa se você estuda na sala, na mesa da cozinha ou se tem um local específico para isso. Mantenha-o organizado com cadernos, livros, computador ou tablet, canetas e outros acessórios necessários.

Para evitar a dispersão é importante não acumular muitos objetos na mesa. Tenha apenas aquilo que realmente precisa. Ah, desligue o celular e fique bem longe das redes sociais.


5. Mantenha um quadro de acompanhamento


Você pode usar uma planilha no computador, impressa ou utilizar um quadro branco. Isso auxilia a visualizar, de forma mais rápida, todas as metas estipuladas para o dia, semana e mês.
Coloque nele o seu cronograma, com todos os objetivos. Exemplo: terminar o capítulo 5 de tal matéria até o final do mês. Divida essa tarefa em outras menores ao longo dos dias.


6. Conheça o seu ritmo de aprendizagem


Algumas pessoas são mais produtivas bem cedo. Outras rendem melhor à noite.
Descubra qual é o seu melhor horário e explore ao máximo esse momento. Não se compare às outras pessoas. Elas têm uma vida diferente da sua e cada um deve fazer o que é melhor para si e o que estiver ao seu alcance.


7. Peça ajuda à família e amigos


Quando estiver estudando deixe claro para familiares e amigos que não está disponível. Para ter um bom rendimento e uma rotina de estudos eficiente é fundamental manter a atenção e a concentração, sem interrupções.


8. Crie o hábito de estudar


Depois de criar todo o seu ambiente favorável de estudos, você precisa, de fato, se debruçar sobre os livros e cadernos. O hábito só ocorre se você praticar diariamente.

Portanto, estude com afinco todos os dias. Uma dica estimulante é criar pequenas metas diárias e possíveis de serem realizadas. Se não estiver rendendo de jeito nenhum, pare um pouco, dê uma volta e retome o conteúdo depois.

Todo concurso tem uma quantidade grande de matérias. No entanto, sempre há aquelas em comum. Essas você deve estudar sempre, mesmo sem edital aberto. Assim, quando chegar o momento, terá mais tempo para se dedicar às outras disciplinas.


9. Tenha um tempo para os entretenimentos


Sim, fugir da rotina de estudos diária é importante de vez em quando. Pelo menos uma vez na semana saia com os amigos, com a família, assista às séries que gosta, vá ao cinema, enfim, fique longe dos livros.

Depois de se dar esse tempo, o seu retorno será muito mais produtivo. Lembre-se que a mente também precisa de descanso. Exagerar e forçá-la a trabalhar de forma incessante traz mais riscos do que benefícios.

O importante é gerenciar bem a sua agenda de acordo com os horários que dispõe. Com disciplina e força de vontade, o planejamento será cumprido e você alcançará seus objetivos.


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: