Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

OAB 1ª Fase - 13 dicas para turbinar os estudos

LFG - OAB 1ª Fase - 13 dicas para turbinar os estudos

 

A primeira fase do XXIII Exame de Ordem Unificado está chegando e a preparação dos alunos demanda uma série de pontos de atenção, desde o equilíbrio psicológico até a realização de simulados, provas anteriores e muita leitura.

 

Conseguir a aprovação no Exame da OAB é o passaporte que permite a atuação profissional dos bacharéis em Direito e, para chegar lá, o primeiro passo é garantir 50% de acertos na prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha.

 

Na hora dos estudos, muitas pessoas se distraem facilmente ou encontram dificuldades para se concentrar, por isso, esforço e disciplina são fundamentais para manter o foco e alcançar o objetivo.

 

 

13 dicas para turbinar os estudos na Primeira Fase da OAB

 

 

1 - AMBIENTE ADEQUADO


Seu quarto ou sala de aula não são sempre os melhores lugares para estudar para a Primeira Fase da OAB, a não ser que sejam silenciosos e bem organizados. Encontre um lugar com uma cadeira confortável, como uma sala de estar, de preferência sem televisão, computador ou celular ao seu alcance. Bibliotecas também são ótimos lugares para estudar.

 

 

2 - MATERIAIS EM MÃOS


Tenha em mãos livros, canetas, marcadores e todos os materiais necessários para o estudo. Isso evita distrações e mantém o foco na atividade que está desempenhando.

 

 

3 - PLANEJAMENTO


O primeiro passo é planejar a sua preparação, o que inclui dias e horários que pretende estudar para o Exame de Ordem. Para isso, consulte editais anteriores, trace seus objetivos e então decida quais serão os métodos de estudo utilizados. Programe simulados e revisões e busque todas as informações sobre como passar na Primeira Fase da OAB.

 

 

4 - MÉTODO DE ESTUDO


É melhor estudar 1 hora com foco e atenção do que 3 horas seguidas sem concentração, disperso e fora de foco. Procure definir um horário para estudar e sempre estude nesse mesmo horário. Identifique a maneira em que você melhor absorve o conteúdo, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou estudando em grupos e em cursos preparatórios.

 

 

5 - DISCIPLINA


Estabeleça datas e horários específicos para estudos e lazer. Cumpra todo seu planejamento para que você não se sinta perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa. Lembre-se que não há concorrência nos Exames da OAB, por isso, passar na primeira fase só depende de você.

 

 

6 - TRANSFORME FRASES EM PALAVRAS-CHAVE


Além de dividir o tempo em blocos, você também pode recortar o conteúdo a ser estudado em pequenos fragmentos. Ao elaborar um resumo, evite frases ou parágrafos. Prefira palavras-chave, esquemas e listas no estilo “bullet points”.

 

 

7 - PRIORIZE OS EXERCÍCIOS


A melhor maneira para manter a concentração é tornar as sessões de estudo mais rápidas, curtas e dinâmicas. Para isso, a recomendação é reduzir o volume de leituras e concentrar os seus esforços nos exercícios que costumam cair na primeira fase do exame.

 

 

8 - FAÇA PROVAS ANTERIORES


Muitos candidatos acreditam que apenas estudar a Lei, a apostila e o caderno é suficiente para compreender todo o conteúdo da prova da OAB. Mas atenção, os exercícios cobrados em exames anteriores são vitais para que você entenda como as questões são cobradas na prova.

 

 

9 - LEITURA EFICAZ


Enquanto você lê é importante destacar no texto as informações que considerar importante. Faça anotações que possam resumir uma ideia e, no final de um texto, você terá mais facilidade para preparar um material de revisão com base no que já ressaltou. Além disso, poderá usar essas informações para criar um mapa mental que lhe ajudará na memorização do conteúdo.

 

 

10 - REVISÃO


A melhor maneira para manter na cabeça toda a quantidade de informações que você estudou é por meio das revisões periódicas. Por exemplo, todo dia em que for estudar uma das 17 matérias que são cobradas na OAB, você pode reler o resumo anterior da mesma disciplina, pois isso ajuda a relembrar em que ponto estava e é mais um momento de fixar as informações. Outra opção é revisar o que já foi estudado de uma matéria, de forma leve, apenas para recordar as informações.

 

 

11 - ATENÇÃO AO ENUNCIADO


Nenhum conhecimento é suficiente se você não é capaz de interpretar o que é perguntado. Lembrem-se que para fazer uma boa prova e conseguir aprovação na OAB é preciso conhecer bem a língua portuguesa e a linguagem jurídica para poder interpretar os enunciados e respondê-los corretamente.

 

 

12 - PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS


O fato de não ter concorrência impõe uma certa pressão para os estudantes que desejam ser aprovados na primeira fase da OAB, por isso é importante ter uma válvula de escape. O exercício físico é uma ótima opção, pois libera o estresse, gasta energia e relaxa, deixando o corpo e a mente calmos para a hora de estudar.

 

 

13 - DURMA BEM


O sono é muito importante. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, pois o sono regular auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia.

 

 

Aproveite essas dicas, foque nos estudos e boa prova!

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Cursos OAB 1ª e 2ª Fase

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

11 4839-0250

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...