Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Procrastinação nos estudos - Como combater?

 Procrastinação nos estudos - Como combater?

 

Quem estuda para concurso público sabe que a jornada de estudos é pesada e que os resultados vêm em longo prazo. Por isso, muitas vezes, o concurseiro se vê tão cansado que acaba deixando de lado a sua rotina de aulas e se distrai adquirindo o vício da procrastinação.

 

O hábito se torna mais intenso nessa época de final de ano, quando as pessoas direcionam o foco para as festas de natal e réveillon. Há muitos convites para happy hours, confraternizações ou até mesmo para fazer compras. 

 

Em geral, assistir um programa de TV, redes sociais ou mesmo a contemplação do “nada” são motivos para deixar os estudos para depois.

 

Esse hábito é o tão falado procrastinar. Segundo especialistas, a procrastinação é natural, mas, como tudo, precisa ser feita com equilíbrio.

 

Se você se identificou com a situação, não se sinta culpado ou arrependido, confira algumas dicas de como ter disciplina nos estudos para combater a procrastinação e obter a tão sonhada aprovação:

 

 

1) Local de estudos

 

Pode não parecer, mas o local onde você estuda é fundamental para alavancar a sua produtividade. Adapte o ambiente a seu favor, afaste as distrações como TV, som, computador e celular. Tranquilidade e iluminação adequada são fundamentais. Isso aumenta a concentração e deixa você mais alerta.

 

Lugares ruidosos e escuros favorecem o desânimo. Não estude deitado ou reclinado. O ideal é que você tenha uma mesa e uma cadeira própria para o estudo.

 

Mantenha a sua estação organizada e limpa com todo o material à mão. Se possível, deixe por perto também um recipiente com água e café, se gostar. É uma estratégia para evitar que tenha que se levantar constantemente, o que causa “cortes” no raciocínio.

 

 

2) Cronograma

 

Faça um cronograma relacionando proporcionalmente o conteúdo ao tempo de estudo. Divida o volume em partes e estude um pouco a cada dia, o que ajudará a concluir toda a matéria sem se sobrecarregar.

 

Isso pode ser feito de forma simples, anotando os dias da semana, divididos em períodos e que assunto será estudado naquele espaço de tempo. O plano deve ser seguido à risca, caso contrário, pode colocar todo o seu esforço a perder.

 

 

3) Sistema de recompensa

 

Estipule metas a serem alcançadas, por exemplo: se hoje eu concluir os estudos de determinada matéria, tomarei um sorvete à noite.

 

O sistema pode ser estruturado de várias formas. Ao alcançar o objetivo do dia, se dê um presente, algo que traga prazer, use a criatividade. Assim, a motivação para estudar está garantida.

 


4) Descanse

 

Faça pausas programadas. Você pode estipular momentos para comer, ir ao banheiro, dar uma olhada nas redes sociais, etc. Porém, tudo com tempo limitado.

 

Faça um esquema de 2 horas de estudo e 20 minutos de descanso, por exemplo. Segundo pesquisas, as pausas são essenciais, pois o cérebro precisa se “esvaziar” de tempos em tempos. 

 

Encontre uma maneira que mais se adapte ao seu ritmo, mas tome cuidado para não perder o foco. Descanse, mas retome os estudos rigorosamente.

 

 

5) Foco

 

Tenha em mente os seus objetivos bem definidos. Imagine-se exercendo o cargo público dos seus sonhos e em como será o seu padrão de vida. Pense que todo o esforço valerá a pena. Foque em histórias de sucesso e tenha essas pessoas como espelho.

 

Especialmente no final do ano, torna-se mais difícil prosseguir com os estudos devido às festas, com eventos de confraternização que começam já em novembro e vão até o fim de dezembro. Apesar da dificuldade, adapte os horários e mantenha a sua maratona.

 

 

6) Recomece

 

Se por algum motivo você quebrar a sua rotina de estudos, não desanime. Respire fundo e retome, agora com mais força de vontade. Todos estamos sujeitos a períodos de desânimo, mas o importante ao se almejar uma vaga no setor público é nunca desistir.

 

As dicas apresentadas podem ajudar muito a todos aqueles que estão disputando os certames que dão acesso a vagas no setor público. Aplique-as com sabedoria e, mais cedo ou mais tarde, o seu resultado chegará.

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Conheça alguns cursos: