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6 dicas de atividade para desestressar e mandar bem na OAB

Em uma sociedade em que o ritmo de vida é cada vez mais acelerado, com grande sobrecarga de tarefas e cobrança por uma carreira profissional bem-sucedida, os nervos ficam inevitavelmente a flor da pele.

 

E para quem vai fazer a prova da OAB o cenário não é diferente, por isso é importante buscar alternativas, dicas para relaxar o quanto antes, e não deixar toda a tensão acumulada para o dia do exame.

 

Pensando nisso, separamos uma lista de atividades para desestressar e para inspirá-los a buscar uma qualidade de vida mais saudável e com menos estresse. Continue a leitura e confira!

 

Quais os benefícios da prática de atividade física no processo de preparação?

 

A rotina de preparação para a prova da OAB é bastante intensa, existe um volume muito grande de conteúdo a ser estudado, e à medida em que o dia do exame vai se aproximando, há uma tendência do nível de estresse dos candidatos se elevar; a última coisa que uma pessoa precisa neste momento, não é mesmo?

 

Mas contornar essa situação de pressão emocional é totalmente possível, e até simples de ser resolvido, por exemplo, com os exercícios físicos.

 

Nesse contexto, é importante ter em mente que, independente da modalidade escolhida, a atividade física é um meio de ganhar qualidade de vida como um todo, e isso inclui o alívio de emoções como o estresse.

 

Por isso, investir uma pequena parte do seu tempo vai propiciar benefícios como:

 

  • disposição e aumento da produtividade;

  • fortalecimento dos músculos;

  • condicionamento físico;

  • correção da postura;

  • diminuição de dores;

  • melhor circulação e funcionamento do corpo;

  • consciência corporal;

  • concentração;

  • controle emocional.

 

Quais as modalidades de exercícios indicadas?

 

1. Ioga

 

O Ioga consiste numa atividade baseada em uma filosofia milenar, cujo objetivo é desenvolver a consciência corporal, melhorar a flexibilidade e relaxar a mente do ser humano.

 

Sua prática é uma excelente solução para a saúde, e bastante poderosa para reduzir o estresse e aansiedade. Isso porque quando a pessoa está em um nível de agitação muito grande, um dos primeiros sintomas é o ritmo mais acelerado e ofegante na respiração, e o Ioga trabalha com técnicas de controle sobre a ação de respirar.

 

Assim, os treinos dessa atividade vão ajudar os candidatos a desenvolverem uma maior concentração, tanto para os estudos como para dia da prova.

 

Contribuindo também para correção postural e, com isso, a redução de dores nas costas ou pelo corpo. E não podemos deixar de mencionar seus benefícios para o melhor funcionamento do sistema digestivo.

 

2. Crossfit

 

O treino de crossfit é uma ótima medida de combate ao estresse. Ele tem um importante papel de tonificação muscular, mas seus efeitos proporcionam uma sensação de bem-estar no corpo.

 

Quem pratica esses exercícios com regularidade consegue perceber em maior evidência o bom funcionamento da sua saúde física e mental, devido a liberação de uma quantidade considerável dos hormônios do prazer — dopamina, serotonina, endorfina.

 

Então aos que procuram dicas para desestressar, vale a pena fazer uma tentativa com os crossfit, pois além do ganho com o equilíbrio psicológico, tem-se a oportunidade de trabalhar todos os grupos musculares, aumentando a sua capacidade de resistência.

 

3. Escalada

 

A escalada pode ser um exercício bem interessante para quem precisa relaxar, uma vez que combina a concentração do pensamento com a força muscular, mas tudo dentro do ritmo e condicionamento físico de cada pessoa.

 

Trata-se de uma atividade em que o indivíduo precisa calcular antes de fazer cada movimento, e para tanto sua mente deve estar vazia, sem preocupações com os estudos ou qualquer outro contratempo.

 

Outra vantagem dessa prática é que ela permite um contato com a natureza, um ambiente tranquilo sem a agitação nos grandes centros urbanos, enfim, bastante propício para estimular um relaxamento.

 

4. Circo

 

As atividades circenses vêm ganhando popularidade entre pessoas que buscam uma forma diferente para se exercitar. E a prova disso é que algumas academias já oferecem nas suas grades de programação aulas típicas do circo, tais como:

 

  • cama elástica;

  • cordas;

  • tecidos;

  • trapézio.

 

Nesse cenário, além de se aperfeiçoar a coordenação motora, força física e consciência corporal, as técnicas do circo também aperfeiçoam o seu poder de concentração. Portanto é um momento que o candidato vai desligar a sua mente dos estudos e aprender a trabalhar o equilíbrio emocional.

 

5. Caminhada

 

A caminhada talvez seja o exercício que conta com o maior número de adeptos, e isso se justifica pelo seu caráter universal, ou seja, não há limitações de idade, condições físicas, e o que é ainda melhor, pode ser praticado sem nenhum custo.

 

É uma maneira bem simples de aliviar os estresses de uma rotina de estudos, fortalecer os músculos para potencializar a sua disposição e eliminar dores pelo corpo causadas pelo sedentarismo.

 

Ademais, quando existe a possibilidade de caminhar em lugares mais arborizados, sem poluição e barulho dos carros é bastante positivo para acalmar os pensamentos.

 

Mesmo com um cronograma apertado, é extremamente recomendado que a pessoa dedique ao menos 30 minutos do seu dia para o exercício. Isso será o suficiente para que o seu corpo liberar os hormônios necessários para o bom funcionamento da saúde.

 

6. Natação

 

A natação também é uma modalidade de esporte bastante indicada para eliminar a tensão. Apesar de ser um exercício de pouco impacto, o contato com a água provoca um desgaste de todas as energias ruins acumuladas.

 

Por se tratar de um esporte mais introspectivo, sem um volume grande de pessoas, esta também é uma bela oportunidade para treinar o seu poder de concentração, bem como estimular uma maior disposição física ao aluno.

 

As possibilidades de dicas de atividades para desestressar são muitas e atendem aos mais variados perfis de estudantes. O que não resta dúvidas é a eficiência do hábito de praticar atividade física no combate ao estresse.

 

Muitas vezes o maior obstáculo de um candidato não é a falta de conhecimento para oExame da Ordem, mas sim a falta de preparo psicológico. Então o quanto antes você começar a inserir os esportes na sua rotina, maiores as chances de ser bem-sucedido no dia do exame.

 

Gostou das nossas dicas? Alguma das atividades mencionadas se identifica com o seu perfil, ou você tem sugestões de outras modalidades? Compartilhe sua experiência conosco, deixe seu comentário!

 

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