Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Concurso de MG abre 16 mil vagas para professor

 Concurso de MG abre 16 mil vagas para professor

 

Governos estaduais e municipais de diversas regiões do Brasil estão com editais abertos para seleção de professores. Outros certames devem ser anunciados ao longo de 2018, abrindo oportunidades para profissionais com formação em educação e que sonham fazer carreira no ensino público.

 

As vagas para professores na educação pública estão distribuídas pelas escolas infantis, ensino fundamental, médio, superior e institutos federais que ministram cursos técnicos. Somente na esfera estadual, secretarias de educação de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo estão com concursos públicos em andamento para contratação de docentes para diversas disciplinas. Entre eles, o governo do estado mineiro que oferece maior número de empregos, com 16 mil oportunidades anunciadas.

 

Do total de vagas abertas pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a maior procura é por professores de matemática, com 2.482 empregos. Em segundo lugar, estão os docentes com habilidade em língua portuguesa (2.186 postos), seguidos pelos que ministram aulas de inglês (1.779).

 

Há ainda postos para professores de educação básica (PEB) com experiência nas disciplinas: artes (1.255); biologia/ciências (1.100); educação física (1.005); filosofia (809); física (1.474); geografia (1.085); história (1.092); química (848); e sociologia (885). Os requisitos exigidos dos candidatos é curso superior e licenciatura plena na disciplina em que deseja atuar.

 

A banca organizadora do certame é a Fundação Mariana Rezende Costa (Fumarc) e as provas estão previstas para o dia 8 de abril de 2018, em duas etapas. A primeira é o teste objetivo e a segunda consiste em avaliação de títulos.

 

Os aprovados serão distribuídos entre os 848 municípios mineiros que contam com escolas estaduais. A remuneração inicial é de R$2.135,64, por 24 horas semanais de trabalho.

 


Mercado de trabalho aquecido

 

Com base em análise dos últimos editais da área de educação, Thais Reato, gerente acadêmica da LFG, constata que o cenário é positivo para concurseiros que querem fazer carreira no ensino público. Ela destaca que, de 2016 para cá, esse mercado de trabalho no setor público está aquecido.

 

“Temos observado um elevado número de concursos para professores de educação infantil e fundamental”, diz ela, sinalizando que essa é uma das carreiras com maior taxa de empregabilidade atualmente no país.

 


Formação necessária para seguir a carreira

 

O Ministério de Educação (MEC) estabelece algumas exigências aos que querem seguir a carreira de professor na rede de ensino público. Veja qual a formação necessária para se candidatar a vaga que deseja:

 

 

 - Licenciaturas

 

Os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na educação infantil, no ensino fundamental e médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em química, física, letras, matemática, geografia, ciências biológicas e pedagogia.

 

 

 - Normal Superior

 

Curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

 

 

 - Magistério

 

Não é curso superior, mas de nível médio. Capacita o professor para ministrar aulas na educação infantil.

 

 

 - Pedagogia

 

É um curso de nível superior na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano). Os graduados nesta área assumem integralmente o currículo da série em que lecionam.

 

Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.

 

 

 - Bacharelado

 

Os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. Para atuar como docente, o bacharel precisa de uma complementação pedagógica. E para lecionar no ensino superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, pós-graduação lato sensu (especialização).

 

 

Como é o dia a dia do professor

 

O professor é considerado a pessoa mais importante no processo de educação da sociedade. Ele é o ponto inicial do sistema de aprendizado e um grande facilitador para o desenvolvimento dos cidadãos, desde a primeira infância até a vida adulta.

 

É uma profissão desafiante, principalmente nos tempos atuais em que os estudantes têm mais acesso ao conhecimento por meio da internet e novas tecnologias. Além de conduzir salas de aula com equilíbrio, os professores precisam ser criativos, inovadores e saberem manusear as ferramentas digitais para transmitir suas matérias de forma atraente.

 

Entre as principais atribuições do professor, a gerente acadêmica da LFG, Thais, destaca:

 

- Realizar assessoria pedagógica na sua área de conhecimento;

- Atuar na produção de conteúdo para cursos a distância e acompanhar o desenvolvimento dos alunos nessa modalidade;

- Ministrar aulas no ensino fundamental e médio;

- Dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação;

- Produzir, revisar e editar textos para empresas do ramo editorial;

- Prestar serviços de assessoria para empresas.

 


Salários

 

A remuneração de professor varia de acordo com a sua formação e tempo que vem exercendo o cargo. O piso nacional do magistério estabelecido pelo MEC para 2018 é de R$ 2.455,35 para jornada de 40 horas semanais. Entretanto, nem todos os estados e municípios seguem esse teto estabelecido por lei.

 

Se você se inscreveu ou vai prestar a prova para professor de alguns dos concursos públicos de educação, aproveite para estudar de uma forma mais organizada. Para ajudar nesse desafio, a LFG organizou um curso preparatório online para candidatos a Professor de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: