Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Outubro Rosa - Realize o autoexame regularmente

 outubro-rosa-realize-o-autoexame-regularmente
 

O Outubro Rosa está acabando, mas a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama deve acontecer o ano inteiro.

A prevenção primária está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

 

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando se tem hábitos de vida mais saudáveis. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, é indicado, portanto, a prática de atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

 

Estima-se que surgiram mais de 57.960 novos casos de Câncer de mama no Brasil em 2016/2017.  Estima-se que surgiram mais de 57.960 novos casos de Câncer de mama no Brasil em 2016/2017.

Números de morte por câncer de mama em 2013, de acordo com o Inca, é de 181 Homens e 14.206 Mulheres.  A taxa é de 56,20 novos casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres.

Números de morte por câncer de mama em 2013, de acordo com o Inca, é de 181 Homens e 14.206 Mulheres.  Números de morte por câncer de mama em 2013, de acordo com o Inca, é de 181 Homens e 14.206 Mulheres. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento.  Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento. Por isso, faça o autoexame regularmente e mantenha seus exames de rotina em dia.

 


O AUTOEXAME


Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar.

 

1. Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios; a superfície; o contorno das mamas.

2. Ainda em pé, em frente ao espelho, levante os braços. Observe se o movimento altera o contorno e superfície das mamas.

3. Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos. Repita o mesmo movimento, apalpando com a mão esquerda a mama direita.

4. Aperte o mamilo de cada seio gentilmente, entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente, caso ocorra alguma descarga de fluido.


Fonte: INCA/Ministério da Saúde

 

 

Conteúdo editado pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!