Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Professor Luiz Carlos Gonçalves lança livro sobre Direito Eleitoral

Professor Luiz Carlos Gonçalves lança livro sobre Direito Eleitoral

 

Em ano de eleições gerais no Brasil há muitas dúvidas e questionamentos sobre a legislação que disciplina e sistematiza o pleito. É para orientar os que estudam e se interessam por esse assunto que o procurador Regional Eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, acaba de lançar a terceira edição do livro Direito Eleitoral.

 

Publicada pela editora Atlas/Gen, a obra de 416 páginas chegou às livrarias em 6 de junho e aborda os principais temas do Direito Eleitoral.

 

O livro traz aspectos históricos sobre o surgimento da justiça eleitoral no Brasil, sua organização com a promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como análise atualizada sobre a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.

 

O livro faz também uma apresentação detalhada do Ministério Público Eleitoral e versa sobre as condições de elegibilidade e as inelegibilidades. O procurador explica ainda e defende a Lei da Ficha Limpa, instrumento da cidadania.

 

“Trata-se de um trabalho no qual incorporo as experiências e reflexões que tive nesses anos atuando como procurador Regional Eleitoral de São Paulo”, conta Gonçalves. Ele é doutor em Direito e atualmente faz parte do time de docentes da LFG, ministrando aulas de Direito Constitucional e Direito Eleitoral.

 

A proposta do livro, segundo o procurador, é apresentar o Direito Eleitoral de forma didática, abordando os assuntos mais importantes para quem precisa lidar ou estudar esse ramo.

 

“Dou ênfase à questão da igualdade de todos na política, mulheres, negros, comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] e indígenas, rumo a uma democracia mais efetiva do que a que temos atualmente”, destaca o professor.

 

 

Apoio aos estudos de concurseiros

 

O livro do professor Gonçalves é considerado importante para promotores eleitorais, juízes, advogados, assessores parlamentares e funcionários da Justiça Eleitoral. Também é recomendado para concurseiros.

 

“Para os estudantes que vão prestar concursos públicos, o livro dá ênfase às questões que normalmente são objeto de perguntas”, informa o procurador. De acordo com ele, a obra apresenta o mundo do Direito Eleitoral para “aqueles que, normalmente, não tiveram essa matéria nos cursos de graduação."

 

Além desse livro, o professor da LFG é autor das obras Crimes Eleitorais - Processo Penal Eleitoral, Mandados Expressos de Criminalização e a Proteção aos Direitos Fundamentais e Comentários às Súmulas do TSE com Rodrigo Lopez Zilio.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: